terça-feira, 11 de novembro de 2008

: : O OLHO DE HÓRUS : :


Semelhante aos olhos de um falção, este símbolo é chamado de olho de Hórus, ou olho de Rá. Udjat (ou Utchat) o olho direito de Hórus o deus egípcio falcão, representa o sol e é associado a figura do deus solar Rá.




A imagem rebatida, Wedjat, ou o olho esquerdo, representa a lua, e o deus Tehuti (Thoth). Um conceito muito similar do Sol e da Lua como os olhos, aparece em muitas tradições religiosas.

De acordo com a lenda, o olho esquerdo de Hórus foi rasgado por Seth e depois restaurado por Thoth, deus da magia. O povo egípcio acreditava que o olho esquerdo de Hórus era a lua, e está história faz alusão as fases, em que o olho é rasgado e restaurado a cada mês.

Juntos os olhos de Hórus (Udjat/Wedjat) representam todo o universo, um conceito muito similar ao símbolo Yin-Yang.

O olho direito reflete a energia solar, masculina vinculada a razão e a matemática.

O olho esquerdo reflete o líquido, a energia feminina, lunar que governa a intuição e a magia.

Juntos representam o poder combinado e transcendente de Hórus.

O Olho de Hórus foi e ainda é utilizado como amuleto de cura e proteção (pela fantástica história da sua restauração). Também era usado como medida médica, usando as proporções matemáticas do olho para determinar as proporções dos ingredientes na preparação de medicamentos.


Também é utilizado na maçonaria como o "olho que tudo vê", o olho símbolo da providência encontrado no dinheiro americano e também o nosso símbolo farmacêutico moderno Rx são descendentes do Olho de Hórus.

Nenhum comentário: